domingo, 19 de dezembro de 2010

Merhaba!

É tudo tão diferente que eu realmente não sei por onde começar. Desde que eu de fato decidi que ia vir pra Turquia, há menos de um mês, até hoje, eu realmente não tive tempo pra pensar. Era passagem pra comprar, vacinas, seguro saúde, fazer o Visa Travel Money, comprar euros, adiantar provas da faculdade, ESTUDAR pras provas da faculdade, todo o trabalho da AIESEC, CONAL (Conferência Nacional em SP), enfim... Não parei um segundo pra pensar no que eu tava fazendo.  E, enfim, cá estou! E a sensação que eu tenho é a de que, ao mesmo tempo que é tudo mega diferente, mas quase soa normal, no conjunto das coisas que acontecem por aqui. Difícil explicar – e talvez eu nunca consiga, mas os brasileiros que estão por aqui talvez entendam o que eu quero dizer – ou não.
Não sei quando caiu a ficha que eu vim pra um país com costumes completamente diferentes dos nossos. Talvez tenha sido quando eu comi o primeiro Kebap, ainda em Istanbul (decidi que vou tirar foto de todas as comidas por aqui, porque tudo é beem diferente). Ou quando eu vi, de longe, a Hagia Sofia (aquela mesquita símbolo da cidade de Istanbul). Ou quando eu entrei no avião de Istanbul pra Denizli (uma loucura – turcos pra tudo que é lado gritando, com roupas compridas e diferentes e lenços na cabeça [e um cheirinho meio ruim no ar – ouvi boatos de que os turcos não são muito chegados no banho] - e, claro, fila pra eles não existe! É todo mundo se empurrando e que ganhe o maior empurrão! O vôo atrasou meia hora só porque ninguém conseguia se mexer dentro do avião pra sentar no seu lugar!). Ou ainda quando eu sentei do lado de um 'pastor islã' no avião e ele começou a falar turco comigo e ria, ria porque eu não entendia nada. Ou quando eu cheguei na casa do meu host-por-um-dia, com um monte de sapatos na porta, e umas pantufinhas pra colocar quando entrasse na casa. Ou quando eu ouvi uns cantos bizarros e muito altos saindo de microfones de mesquitas (eles tocam 5 vezes por dia essas rezas, e cada uma é pra uma coisa, pelo que eu entendi). Ou quando eu fiquei conversando com a minha host family e elas me mostraram o maço de pimenta e conservas e tudo o mais que eles guardam na sacada (vide fotos). Na verdade, acho que a cada coisa diferente que eu vejo por aqui eu me surpreendo mais um pouco. E talvez – e espero que sim – isso aconteça até o fim do meu intercâmbio. Esse estranhamento que causam todos os hábitos por aqui, pra mim, estão sendo a melhor parte dessa experiência!


 Kebap em Istanbul
 Parte da Host Family
 !!!

Café da manhã :)

Mas voltando aos fatos, o vôo pra Denizli foi super tranqüilo (um pequeno parênteses – Istanbul é uma cidade GIGA, com sei lá quantos milhões de habitantes e, só pra ter uma idéia, o embarque pro meu vôo doméstico pra Denizli era no Gate 408 – 4-0-8, sacas?), e em uma hora eu já tinha chegado. Ao contrário de Istanbul, Denizli é pequenina – meio milhão de habitantes (claro, pequenina pros padrões turcos).
Do aeroporto de lá, peguei um “otobüs” pro centro de Denizli (o aeroporto fica a uma hora da cidade). O cara do ônibus não falava uma palavra em inglês, mas quando eu falei AIESEC pra ele, ele entendeu tudo e até ligou pro LCP (Presidente) do escritório daqui! Pena que ele não atendeu... Mas cheguei no fim da linha do otobüs e felizmente veio um cara correndo dizendo que era da AIESEC – no english, claro. Com gestos e um pouco de turco (que não serviu pra muita coisa) ele me disse que estávamos indo pra um bar – começamos bem! Andamos uns 15 minutos numa chuva fina e terrivelmente fria, carregando a mala e, voilà, chegamos no bar! Lá tava parte do EB (Diretoria) 2010 e o EB 2011, que recém tinha sido eleito – eles começam os trabalhos por aqui em maio.  Eu tava podre, mas ok, ficamos lá até meia noite e meia e depois me levaram pra casa do Ego (sabe-se lá como se escreve o nome dele), onde tinham outros trainees. Dormi lá, e no outro dia ele me levou pra Berma, o curso de inglês onde eu vou “dar aula”. Por que entre aspas? Porque no curso tem 10 trainees – e vão chegar mais uns 3 da segunda-feira – e não tem muito aluno, então o negócio é ficar o tempo inteiro lá no curso e, quando aparecer alguém, fazer uma aula de conversação (lembrando que os alunos não falam NADA de inglês). E eu já to ganhando regalias – só vou trabalhar 4 horas por dia...
Eu tava me sentindo total perdida e, pra minha salvação, aparecem duas brasileiras paulistas, Juliana e Luciana. ‘Mó’ queridas, me explicaram sobre o intercâmbio, sobre o trabalho (ou a falta dele), sobre os hábitos, e a gente foi dar uma volta pela cidade. Depois disso, nosso boss veio conversar com a gente (por enquanto é boss mesmo, eu não sei o nome dele...), sobre o Natal, e tal, e ele nos deu DEZ dias de folga! Ou seja, Natal e Ano Novo sem trabalho...!
Bom, enquanto eu tava lá em Berma (o curso) minha host, Hülia, apareceu e a gente foi pra casa dela. Mega longe, mas a casa é muito boa e super ajeitadinha! A privada não é um buraco no chão, e o chuveiro é bom e quente, olha só! Me dei bem haha E ela é super querida e atenciosa, comprou um adaptador pro meu notebook, um caderno pra eu fazer notas, e fica insistindo em pagar as passagens pra mim. Ela anda pra lá e pra cá com um papel rosa com as frases em turco e em inglês, e fica o tempo inteiro perguntando "Marini, are you comfortable with....?"; "Marini, do you need anything?"; "Marini, are you hungry?". E o melhor - Ela comprou post-its, aí combinou comigo que ela escreve nos post-its verdes o nome das coisas em turco, e eu pego os rosas e escrevo em inglês. Que fofa! E sim, meu nome por aqui é Marini, não rola Marília.
Passei a noite em casa, e foi bem divertido! Tem dois apartamentos, um dela e do marido dela (que eu não conheci ainda), e outro dos sogros dela. A gente ficou na sala com toda a família (pai, mãe, tia, amiga da mãe, a minha host e eu) e rolou de tudo – turco, inglês, francês e até alemão (o pai sabia falar, mas não deu certo, eu entendi umas 5 palavras só). Mas aí desistimos e fomos pro tradutor do Google (a salvação!!!). Aí ficava a minha host de um lado escrevendo em turco, e eu respondendo em inglês e esperando o tradutor me salvar. Até que aprendi algumas palavras em turco, com muita dificuldade. Deu pra dar algumas risadas. Até agora não consegui ter nenhuma conversa em inglês com turcos que não seja com monossílabos – nem no curso de inglês! Mas ok, quem precisa de inglês, quando se tem a linguagem mundial de gestos? Beem mais fácil (NOT).
No domingo, eu e minha host fomos no shopping – na linguagem universal feminina (thanks god!) nós conseguimos nos entender - “Go shopping!”. Ela me apresentou o Forum Çamlik, um shopping bem grande que tem aqui na cidade. Andamos por lá toda a tarde, e eu comprei um dicionário, fiiiinnally! Já me ajudou bastante hoje.
Eu ainda não parei de me surpreender com tudo que acontece por aqui, das coisas mais bobinhas às coisas mais esdrúxulas (pelo menos pra mim). E isso é o mais legal. Não sei se em dois meses eu vou chegar a me acostumar com esses hábitos; só sei que, apesar de todos os apesares, de problemas com o trabalho, de falta de suporte do escritório local, de ninguém falar inglês, enfim – isso no fundo não importa. Conheci as outras duas brasileiras que estão por aqui, e sei que elas tão passando por maus bocados, mas elas riem e fazem piada o tempo inteiro das confusões e problemas que acontecem conosco por aqui. Quem disse que ia ser fácil? Se fosse, nem teria graça.
Desculpa se esse post ficou meio bagunçado e confuso, mas é que é tanta coisa diferente pra contar que eu acabei atropelando tudo. Os próximos vão com mais calma, juro! Até a próxima :)

Şerefe!!!

6 comentários:

  1. Ai, Marília... que legal esse post!!
    Parece muito,muito minha chegada aqui! Adorei!!
    Agora a gente pode trocar figurinhas por aqui hehe!
    Beijão e bem-vinda =))

    P.S: o nome do blog é uma graça hahaha!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari, não está nem bagunçado, nem confuso.
    Tá 10 teu blog.
    Falar em bagunçado, conseguiu arrumar o teu quarto/sala? :)))
    Beijão

    Papi

    ResponderExcluir
  3. guriaaaa
    tenho certeza que no meio dessa loucura toda tu vai aprender mta coisa e conhecer mta gnte legal!!!!! aproveita essas ferias em istanbul e me conta tudo depois! adorei o blog!!!!!!! coloca mais fotos e nao so de comida hehehehe beijao saudades!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Marilia!
    Está show teu blog!
    Parabéns e continua escrevendo pra gente acompanhar essa tua aventura!

    ResponderExcluir
  5. vou pra ai tirar férias tb =P

    beijocas

    ResponderExcluir
  6. Querida Marilia!Ficamos muito felizes ao saber de sua viagem a Turquia. Está sendo um prazer poder conhecer um pouco mais deste país e principalmente Istambul(local pelo qual temos um grande fascínio)através de teus olhos. Feliz 2011 e aproveite sua viagem.
    Bj, seus dindos e Antonia.

    ResponderExcluir